Certamente pensará duas vezes antes de voltar a lavar o frango cru depois de ver isto! Sabe porque nunca o devia fazer?

1.850

É do conhecimento comum que é importante lavar bem as frutas e as hortaliças antes de come-las ou cozinha-las, porém há alimentos que não devem ser lavados e isso muitas pessoas não sabem. Um desses alimentos que não se deve lavar é a carne de galinha ou frango e o motivo chama-se “Campylobacter jejuni”. Esta é uma bactéria que já provocou milhões de intoxicações alimentares em diversos países e está presente principalmente em aves de capoeira, tais como frangos, galos, galinhas, perus, etc.
Mas o que tem a ver a bactéria com o facto de lavar as aves antes de cozinha-las? Quando se lavam os frangos e outras aves de capoeira, literalmente se propagam as bactérias por todo lado, nas mãos, nas roupas, nos utensílios de cozinha e a superfície de trabalho. As gotas de água podem ir até aos 50cm de raio à volta da zona onde estamos a lavar a carne.

frangoDeve ter em conta que apenas um par de células da bactéria “Campylobacter jejuni” pode levar a uma intoxicação alimentar. Esta bactéria é a causa mais comum de intoxicação alimentar nos países desenvolvidos, chegando em certos casos a causar a morte às vitimas.

Quando se contrai a infecção causada por esta bactéria pode sentir algum dos seguintes sintomas:

  • Diarreia severa
  • Vómitos.
  • Febre.
  • Dor abdominal grave.

Os sintomas, geralmente não se desenvolvem de imediato, é comum que se notem apenas no dia seguinte ou mesmo até 2 a 4 dias depois de ser contaminado. A boa noticia acerca da infecção pela bactéria “Campylobacter jejuni” é que a maioria das pessoas recuperam sem necessidade de tratamentos médicos. No entanto, infelizmente, nem toda a gente tem  a mesma sorte e algumas pessoas tem reacções mais graves que em muitos casos incluem:

  • Aborto involuntário.
  • Síndrome de Guillain-Barré.
  • Artrite reactiva.
  • Síndrome do intestino irritado.

As crianças mais pequenas, as pessoas idosas e as pessoas que possuam um sistema imunológico debilitado são mais propensos a sofrer estas reacções e pode acarretar problemas graves ou incluso a morte.

Então como resolver o problema e evitar a contaminação pela bactéria?

Quando o frango está cru e o lavamos, ele vai soltar gotas infectadas com esta bactéria enquanto o manuseamos, porque esta bactéria é quase impossível de eliminar com lavagem. É necessário cozinhar completamente os alimentos para eliminar a bactéria. Para evitar ter problemas com esta bactéria siga as seguintes dicas:

  • Ao armazenar as aves no frigorífico, certifique-se de colocar na parte mais baixa do frigorífico, para evitar que caiam gotas noutros alimentos.
  • Nunca lave. Não há necessidade de lavar, já que  quando compramos o frango ele já vem lavado antes de embalar e quando se cozinha a fogo alto matam-se todas as bactérias presentes.
  • Lave os utensilios. Deve sem dúvida manter todos los utensílios que use bem limpos. Isto inclui a tábua de cortar, as facas e incluso a superfície onde tenha manuseado o frango, e nunca se esqueça de lavar bem as mãos com água tíbia e sabão para não propagar a bactéria.
  • Cozinhe o frango. No momento de servir o frango, assegure-se de que esteja bem cozinhado para garantir a eliminação da bactéria.
  • Assegure-se de nunca colocar alimentos já cozinhados em recipientes onde colocou a carne crua e no churrasco evite tocar com carne crua na que já está assada.

Se sofrer uma intoxicação é recomendável que acuda a um médico, especialmente se for uma mulher grávida ou se os sintomas não desaparecem após 2 dias de terem surgido.

loading...

você pode gostar também