Diversos médicos de todo o mundo estão pedindo que os pais deixem de dar às crianças…
Apesar de já existir muita informação, são na realidade muito poucas as pessoas que realmente sabem o que acontece com o nosso corpo quando tomamos um copo de cocacola. As pessoas sabem que faz mal à saúde pelo teor de açúcar, mas não sabem concretamente as reacções que provocam no organismo.
Diversos médicos ao redor do mundo estão a criar um apelo para que as pessoas deixem de dar às crianças este tipo de bebida. E a razão para tal é que a bebida destrói os ossos das crianças, comprometendo o seu desenvolvimento até a fase adulta. Ela também é prejudicial aos adultos mas seus efeitos devastadores são mais fortes nas crianças, pois o refrigerante “dissolve” os nutrientes do corpo que seriam usados para fortalecer a criança como por exemplo os seus dentes e ossos.
Veja o que esta bebida provoca passo a passo no organismo de uma criança:
1. Nos primeiros 10 minutos: A criança já ingeriu o equivalente a quase 10 colheres (de chá) de açúcar, o que equivale a 100% da quantidade diária recomendada pelos nutricionistas. Você só não vomita porque o ácido fosfórico mascara o seu sabor.
2. Após pouco mais de 20 minutos depois: O fígado da criança tenta transformar toda essa quantidade de açúcar em gordura.
3. Após cerca de 40 minutos mais tarde: As pupilas começam a dilatar, sua pressão arterial sobe ligeiramente e os receptores de adenosina de seu cérebro são bloqueados, o que impede que você tenha sono.
4. Após cerca de 45 minutos: É neste momento que o corpo aumenta a produção de dopamina, o que estimula os centros de prazer do seu cérebro.
5. Em até 60 minutos: O ácido fosfórico “prende” o cálcio, o magnésio e o zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento em seu metabolismo.
6. Passados pouco mais de 60 minutos: Vai também começar a eliminar o cálcio, o magnésio e o zinco que deveriam ir para seus ossos, junto com água e sódio.
7. Com cerca de 2 horas: Terá eliminado toda a água que ingeriu com a Coca-Cola e começar a ter um “choque de açúcar”. A criança pode se tornar mais lento para certos afazeres e mais irritada.
Então pense duas vezes antes de oferecer cocacola a uma criança.
Se quiser pode assistir ao vídeo explicativo: